05/09/2019 - A liberação para a retomada da exportação de frutas por Roraima para outros estados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi comemorada pelo deputado federal Haroldo Cathedral (PSD-RR). Nesta terça-feira (3 de setembro) foi apresentada a conclusão do relatório realizado auditores ficais do ministério, com parecer favorável à reabertura do trânsito vegetal em Roraima.
Haroldo teve importante atuação junto ao MAPA para a adoção de ações integradas de combate à Mosca da Carambola. No dia 6 de agosto, o deputado se reuniu com o secretário-executivo do Ministério, Marcos Montes, para cobrar ações emergenciais.
Participaram do encontro o superintendente do MAPA em Roraima, Plácido Alves, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima, Sílvio de Carvalho. Haroldo Cathedral alertou sobre o impacto da suspensão do comércio de frutas no setor produtivo de Roraima e solicitou a liberação de recursos para que o Estado pudesse se adequar às exigências previstas na Instrução Normativa n° 28 de 2017.
Sua intervenção possibilitou o restabelecimento dos repasses financeiros e adoção de medidas de controle da praga da Mosca da Carambola pela Agência Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR).
“Nossos esforços junto ao Ministério resultaram na liberação de recursos, na ordem de R$ 1 milhão, para a normalização das atividades de controle das áreas livres da praga em Roraima. Como o repasse, o serviço de monitoramento nas barreiras fitossanitárias foi restabelecido e todos os aspectos exigidos pelo MAPA foram sanados”, disse.
Segundo o parlamentar, o relatório favorável dos auditores vai subsidiar o parecer da Resolução para a efetiva reabertura do trânsito de frutos hospedeiros em Roraima. Haroldo Cathedral ressalta que a reabertura das exportações de frutas significa uma grande conquista para os fruticultores de Roraima.
“É importante destacar a atuação de toda Bancada Federal para a suspensão da resolução, que impediu a comercialização de frutos hospedeiros” disse. A previsão é que até esta sexta-feira, dia 6 de setembro, seja publicada a resolução no Diário Oficial da União.
|